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O home office faz parte do novo normal em que teremos que nos adaptar no mundo pós-pandemia.

É claro que nem todas as empresas podem aderir essa modalidade de trabalho, depende muito do negócio em que atua. Porém, o fato de milhares de profissionais terem tido a oportunidade de experimentar essa nova rotina, já é o suficiente para modificar o mindset de trabalho no mundo dos negócios como um todo.

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Como tudo que é novo exige aprendizados, hoje resolvemos dar dicas valiosas para garantir a produtividade da sua equipe durante o período de trabalho home office, afinal para você como líder de equipe, também está sendo um grande desafio esta nova rotina.

1. Ofereça conhecimento básico e óbvio

A verdade é que o óbvio deve sim ser dito. A rotina de trabalho em casa, principalmente durante a pandemia é totalmente nova. Por isso, dicas simples e óbvias podem ser muito úteis neste momento. Você como líder pode preparar uma comunicação – seja um e-mail ou um vídeo, ou até um infográfico – com essas dicas.

Seguem algumas das nossas sugestões de assuntos que você pode abordar:

  • Ter uma rotina definida com horário para começar e terminar o dia de trabalho;
  • Reservar um espaço apropriado para ser o escritório;
  • Dicas de gerenciamento de tempo;
  • Ressaltar a importância da comunicação – falaremos sobre esse tópico mais adiante;
  • Boas práticas para reuniões virtuais;
  • Boas práticas de desenvolvimento de projetos de forma remota.

2. Mantenha a comunicação em primeiro lugar

Somente através de uma comunicação clara e eficiente que você conseguirá o engajamento do seu time e a compreensão sobre as expectativas em relação ao trabalho de cada um.

O gerenciamento do seu tempo como líder deve ser impecável para que você possa oferecer atenção em grupo e individual para a sua equipe. É importante ter empatia neste momento, pois tudo é muito novo para todos e se preocupar com a saúde emocional da sua equipe também faz parte do seu trabalho como um bom líder.

Por isso, gerencie a sua semana e tente agendar pequenas reuniões de até 15 minutos para dar atenção para a sua equipe e deixe claro que você estará sempre disponível para ajudar neste momento.

3. Ofereça ferramentas para facilitar o dia a dia de trabalho

Essa é uma dica que foge um pouco do gerencial, mas que tem extrema importância para ajudar a sua equipe a ser mais produtiva. Saber disponibilizar as ferramentas digitais certas para que eles não percam tempo durante o dia de trabalho é um dos pontos mais importantes.

Seja ferramenta para comunicação direta, gerenciamento e acompanhamento de projetos, gestão de contratos, assinatura eletrônica de documentos ou vídeo conferências. Esses exemplos que citamos agora são os primeiros que normalmente são supridos. Entretanto, há um detalhe que muitas empresas esquecem: o gerenciamento eletrônico de documentos.

Imagine que a sua equipe não está na empresa e ela precisa ter acesso a uma rede segura, externa, para acessar diferentes tipos de documentos. Oferecer um aplicativo baseado em um servidor, na nuvem, ou híbrido, poderá automatizar os processos de gerenciamento de documentos e oferecer eficiência no dia a dia de trabalho.

Através de softwares, como o M-Files, ofereceremos soluções de processos documentais através uma das melhores ferramentas do mercado, reconhecida pelo Gartner como a mais inovadora, para possibilitar a sua equipe no gerenciamento eletrônico de documentos. Solicite uma consultoria especializada.